Mercado Imobiliário em recuperação abre caminho para investidores focados em locações por temporada
Ana Quitéria - 13/02/2020
Crédito: Divulgação
O mercado imobiliário, após três anos de retração consecutiva, está, de novo, em ascensão. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), fatores como juros menores, mais confiança dos consumidores, especialmente da classe média na mira dos empreendimentos mais caros, e a promessa do governo de apertar o cinto das contas públicas e outros itens colaboraram para a melhora no panorama. A pesquisa se refere a crédito para imóveis prontos, mas a entidade indica aumento da demanda também para imóveis na planta. Os dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) vão na mesma linha, reforçando a melhoria no mercado: foram lançados mais de 100 mil unidades em 2018, o que totaliza mais de 30% a mais do que no ano anterior. O números indicam que as pessoas voltaram a investir.
O foco destes investidores, além de casa própria é também o mercado de aluguéis por temporada. Fenômenos disruptivos como o protagonizado pelo aplicativo Air BNB - que permite que pessoas do mundo inteiro ofereçam suas casas (ou parte delas) para usuários que buscam acomodações mais em conta do que hotéis, em qualquer lugar do mundo. O app e seus similares crescem exponencialmente mundo afora e são utilizados por turistas, viajantes e profissionais em trânsito, que enxergam na possibilidade, vantagens como custos mais baixos e menos burocracia.
CADA VEZ MAIS - Analistas são praticamente unânimes em atestar que o mercado de aluguéis por temporada está em ebulição. Os imóveis de praia, por exemplo, estão atraindo muitos investimentos e muitas das cidades turísticas brasileiras já estão com um imenso número de reservas, principalmente advindas da chamada economia compartilhada: as pessoas agora podem aproveitar ao máximo cada unidade, pagando menos do que em hotéis.
“Essa facilidade de colocar o imóvel em plataformas como o Air BNB, Booking, Trip Advivor, Aluguel por Temporada facilita demais. Tenho alguns imóveis que comprei pensando em ter uma renda extra e também para usufruir com minha família. Nós colocamos as fotos, definimos quais são as regras da casa e espero os pretendentes chegar. A grande vantagem é que pessoas do mundo todo podem ver os anúncios, mas mesmo assim fico muito tranquilo, pois o pagamento é garantido.” - finaliza Alexandre Muniz Jr., administrador de empresas, que é proprietário de um bangalô e um flat no Cupe Beach Living, empreendimento que tem a assinatura da Pernambuco Construtora, localizado na Praia do Cupe, ao lado de Porto de Galinhas, em Ipojuca.